Powered By Blogger

sábado, 20 de março de 2010

Quem tem o melhor preparo físico: piloto, skatista, corredor ou atleta do basquete?


Um piloto sem macacão, capacete e carro. Um jogador de basquete sem bola ou cesta. Um skatista sem skate e equipamentos de proteção. E para terminar, um corredor de 110m com barreira, sem as barreiras. Se tudo isso já parece muito estranho, fica ainda pior quando localizamos esse encontro: o Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Antonio Pizzonia, Matheus Inocêncio, Olivinha e Sandro Dias toparam fazer uma “disputa” pelo melhor preparo físico do esporte.

A chegada ao hospital não era das piores: uma mesa farta com frutas, bebidas e sanduíches. Mas uma placa “decretava” os donos daquelas guloseimas: lanche dos atletas. No cardápio suco de laranja, água de coco, iogurte de morango e vitaminas de frutas para beber; pão integral com requeijão, chester e queijo branco, barra de cereais e abacaxi picado para acabar com a fome dos esportistas.

Na mesa ao lado, uma nova refeição. Outra placa também denunciava os “culpados” pela opção mais calórica: lanche da equipe de apoio. Suco de laranja, mini pães de queijo e dezenas de pães de mel com morango estavam neste cardápio.
Além desse desafio, os atletas ainda tiveram que enfrentar muitos outros. Entrevistas com nutricionista, cardiologista e ortopedista. Raio-X do tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma constavam na lista menos saborosa. Tudo isso para comprovar o dono do melhor preparo físico nas quatro modalidades.

Opções de tamanho também não faltavam: Olivinha, ala/pivô do Pinheiros, o mais alto com 2,02m. Matheus Inocêncio, atleta dos 110m com barreira não estava muito atrás: 1,92m. Antonio Pizzonia ostentava seu 1,74m. O mais baixo de todos, Sandro Dias, o Mineirinho, com seus “humildes” 1,67m.

Depois de todos os exames prévios chegou a vez do teste ergoespirométrico. O nome estranho não diz muita coisa, mas é nele onde os atletas medem sua capacidade cardíaca e pulmonar. Ali seria apontado o dono do preparo físico mais invejado.

Matheus Inocêncio foi o primeiro a se aventurar. Presente nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2002, na disputa do bobsled, e nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, o corredor sofreu com o teste.

- Senti uma cãibra quando faltavam três minutos para o final do teste. Treinei forte hoje de manhã e acabei decidindo por não forçar para não estourar o músculo – disse desanimado e fora da disputa pelo preparo invejado.

Carlos Alexandre Nascimento, mais conhecido como Olivinha, foi o segundo a entrar na sala de exames. O ala/pivô da equipe do Pinheiros no Novo Basquete Brasil (NBB) fez questão de correr com a camisa do seu clube. Depois de dez minutos na esteira, o atleta saiu da sala.

- Vocês querem me matar! Isso aqui eu não desejo para ninguém. A gente treina bastante, mas não chega nesse ritmo da esteira – gritou ainda esbaforido.

Acostumado com alta velocidade e muita adrenalina, Antonio Pizzonia foi o terceiro a enfrentar a temida esteira. O piloto da equipe Hot Car na temporada 2010 da Stock Car mostrou um fôlego elogiado pelo cardiologista que acompanhava o teste.

- Todos foram aprovados nos exames iniciais, mas o Pizzonia nos surpreendeu com um coração de atletas – afirmou o doutor Daniel Santos.
Mesmo ocupado com os preparativos para o início da Stock, o ex-piloto de Fórmula 1 participa de maratonas e não se descuida do preparo físico.

- O automobilismo envolve esforço físico, altas temperaturas e muita adrenalina. Então, para aguentar toda essa pressão física e psicológica, o piloto precisa muito ter um preparo de atleta – explicou.

O responsável por fechar os testes e decretar o dono do melhor físico nas quatro modalidades foi Sandro Dias. O pentacampeão mundial de Skate Vertical era o único que não calçava tênis próprios para a corrida. Mineirinho preferiu adotar o discurso humilde antes de enfrentar os médicos.

- Sou o que tem menos preparo físico daqui. Eu não faço condicionamento físico, só ando de skate – disse desacreditado.

Para conferir o desempenho de todos os atletas e saber quem ficou com o título pelo melhor condicionamento físico, é só conferir a reportagem completa, domingo, no “Esporte Espetacular”. Escolha seu favorito, torça por ele e se prepare para a surpresa nos testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário